• Em 07 de June, 2018

Aluna do 4º ano vai representar Catende em concurso de leitura

Na tarde desta quinta-feira (7), três alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de Catende foram premiados. Eles são finalistas da fase municipal do 8º Concurso Ler Bem, realizado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), em parceria com a Secretaria de Educação da cidade. Dez estudantes participaram da seletiva que avaliou critérios da leitura de cada participante. O encontro reuniu a primeira-dama do município, Rosângela Cavalcanti; a secretária de Educação, Carminha Mendes, pais e responsáveis de alunos e toda comunidade escolar.

A estudante Crislaine Maria da Silva, da Escola Municipal XV de Novembro, venceu o concurso e vai representar o município na etapa regional, ainda no segundo semestre. “Meu pai sempre me incentiva a ler. Gosto muito de ler em casa, seja a bíblia, livros, receitas. Eu até ajudo meu irmão, que tem 5 anos, na leitura de tarefas da escola”, detalha a vencedora.  Se garantir a participação na próxima etapa, ela poderá participar da final, que acontece em outubro, no Recife. Os vencedores ganharão uma viagem e um tablet. Já os 15 finalistas serão premiados com notebooks.

“É muita alegria. É gratificante demais para a comunidade escolar essa classificação, pois incentiva o hábito da leitura. Todos estão de parabéns, em especial, a equipe da Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Carminha”, destaca a coordenadora da Escola em que Crislaine estuda, Erestlle Silva.

Em 2º lugar, ficou o aluno Wenndryl Baptysty Siqueira de Macedo, estudante da Escola Municipal Firmino Correia de Melo. A aluna da Escola Municipal Maquinista Espereiridão, Angelina Maria José da Silva, garantiu a 3º colocação.

Projeto

Criado desde 2011, o projeto de incentivo à leitura da Aspa tem o objetivo de estimular a educação básica através da leitura, possibilitando o acesso dos estudantes aos livros, a partir de leitura literária. A ideia é integrar os estudantes de cada região. Só em 2017, o projeto beneficiou cerca de 110 mil alunos em Pernambuco.