• Em 30 de August, 2017

Febre aftosa: Catende vacina 100% do rebanho bubalino e 96% do bovino

O município de Catende teve 100% do rebanho bubalino e 96% do bovino contemplado com vacinação contra febre aftosa, segundo informou o secretário de Agricultura do município, Heleno Pedro.

“Ao todo, vacinamos 336 bubalinos e 6.070 bovinos do município, nessa primeira fase da campanha. A segunda fase acontecerá no mês de novembro. O custeamento das vacinas foi do Governo do Estado, em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Toda zona rural foi assistida”, explica o secretário. 

Altamente contagiosa

Heleno Pedro lembra que a febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, pela água e alimentos. “É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções, a exemplo de saliva, urina, fezes, leite, entre outras”, destaca o secretário.

A gravidade e preocupação em torno da febre não existem somente por causa das mortes que ocasiona, mas pelos elevados prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida, e o local onde a doença é detectada costuma ser interditado, dificultando a produção de gado e a venda de carne.

Sintomas

São apresentadas aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre alta que diminui após dois a três dias, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite. t