• Por Texto: Jonnathan Neto / Foto: José Cesário
  • Em 13 de March, 2019

Mês da mulher será vivenciado com ações

Começou na tarde desta quinta-feira (13), no centro de Convivência do Alto da Jaqueira, a programação do mês dedicado às mulheres. A ação que tem como tema: “Mulheres fortes, eu e tu seremos todas”, está sendo promovida pelo CRAS, em parceria com demais equipamentos ligado à secretaria de Desenvolvimento Social, e também pela secretaria de Saúde.

A programação oferece palestras sobre promoção à autoestima e enfrentamento á violência contra as mulheres e também os direitos delas. Há orientações na área jurídica. A equipe de saúde realiza atendimentos direcionados ao público feminino.

"Como forma de renovar a autoestima das participantes, nossa secretaria está colocando à disposição das mulheres um conjunto de serviços estéticos que inclui cabelo; unha, maquiagem e sobrancelhas", contou a secretária de Desenvolvimento Social, Isabel Cristina.

Durante o evento na Jaqueira, a organização fez a leitura de uma história de uma mulher considerada por todos como uma guerreira. Três dos 4 filhos dela, são portadores de necessidades especiais. Mãe solteira, não trabalha, passa maior parte do tempo cuidando das crianças, a dona de casas vive com o recurso que recebe do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), todo o apoio que recebe é de uma vizinha.

Ao escutar o texto, a dona da história Alaisa Maria dos Santos de 29 anos, se emocionou com a homenagem recebida. “Estou muito feliz, não sabia que eu merecia uma homenagem”, disse emocionada. Diante da luta que vive para cuidar dos pequenos, a mãe contou que os filhos que tem são os maiores tesouros. Maria recebeu os serviços da ação e voltou para casa com a beleza renovada, e resumiu: “Estou vivendo um dia de princesa.”.

Programação:
Nesta sexta-feira (15), os serviços serão levados ao Centro de Convivência Vila Ofxam, das 14h às 17h. Já no dia 18 (segunda-feira), o mutirão de serviços acontece no Centro de Convivência de Lage Grande, no mesmo horário.

No dia, 27, a partir das 9h, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), vai realizar um ato educativo de entrega de brindes e folders informativos no centro da cidade.

Uma cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura de Catende vai encerrar a programação. O ato que vai homenagear mulheres destaques do município, acontece no dia 28 de março, a partir das 9h. Secretaria de Desenvolvimento, e o prefeito da cidade, Josibias Cavalcanti, entregarão o troféu ‘Mulheres Fortes.