• Em 13 de March, 2019

Mulheres recebem curso de reaproveitamento da casca da banana

Beneficiárias de programas sociais ligados à secretaria de Desenvolvimento Social, participantes do programa Mãe Coruja e agricultoras do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), participaram durante esta quarta-feira (13), na sede do CRAS, do 1º Modulo do curso de reaproveitamento da Banana. A iniciativa da Gerência Regional do Instituto, na Mata Sul, beneficiou neste primeiro momento cerca de 30 participantes.

Com duração de seis horas, as mulheres tiveram a oportunidade de aprender a preparar bolo de banana, bolo da casca da banana, doce da casca da banana e o confeito nego bom.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento de Catende, Isabel Cristina, o evento é uma oportunidade de fortalecer a rede assistencial do município, garantir outros hábitos alimentares e geração de renda.

Lauro Teles, gerente Regional do IPA, contou que 150 famílias de Catende são atendidas de forma direta pelo Instituto, outras 500 famílias são beneficiadas indiretamente. “Existe recurso financeiro para desenvolvermos ações neste ano na Mata Sul, e este município está inserido e receberá nos próximos meses, outros três módulos que completam este curso”, concluiu.

A agricultora Maria Roseane, de 35 anos foi uma das beneficiadas, ela aproveitou a oportunidade para renovar os conhecimentos, pois é a segunda vez que participa. “Eu vim para aprender e incentivar minhas colegas”, contou. Maria disse ainda, que o curso é maravilhoso e que vai aproveitar todo aprendizado para produzir os alimentos e gerar oportunidade de renda.

A coordenação municipal do programa Mãe Coruja participou da ação. Marluce Amélia, articuladora Regional do IPA, Manoel Messias, técnico local e Heleno Pedro, secretário de Meio Ambiente e de Agricultura, também prestigiaram a capacitação.