• Em 04 de December, 2018

Programação natalina terá peças históricas da Usina Catende

No próximo domingo (9), a gestão do prefeito Josibias Cavalcanti, vai realizar a abertura da programação natalina do município. Este ano, a festividade tem como tema “Uma história de Natal”, o evento vai resgatar parte da história da antiga Usina Catende. Locomotiva, caldeira, moenda, tacho, engenho, e antiga bomba de combustível, foram as peças trazidas nesta semana até à Praça Coração Eucarístico. Os cinco objetos farão parte da decoração de natal e ficarão expostos definitivamente no local.

Toda a programação de natal será divulgada em breve.

A secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Catende, está restaurando os equipamentos e preservando a originalidade de cada material histórico. “O nosso principal objetivo é imortalizar a história gloriosa da nossa usina, com o resgate e revitalização de alguns objetos que encantam saudosamente nossos munícipes e a todos que um dia ouviram e ouvem falar da Usina Catende” disse o secretário da pasta, Jadson Lufran.

O aposentado Ginaldo Soares, de 71 anos, trabalhou na Usina Catende como turbinador. Quando visitou a praça na tarde desta terça-feira (4), ele relembrou parte dos seus 38 anos dedicado ao trabalho na usina, quando viu uma das peças.

Jerdonia Vitória, teve hoje o primeiro contato com os antigos objetos, a menina de 5 anos, veio acompanhada da família e voltou para casa com o registro histórico.