Conheça nossa Cidade

As terras da região foram divididas em sesmarias, pelo o Imperador D. Pedro II, doando parte delas ao Senador Álvaro Barbalho Uchoa Cavalcanti, que as vendeu com o passar dos anos. Vem daí o aparecimento dos primeiros sítios e engenhos e início da cultura da cana-de-açucar. Não obstante, a formação do núcleo populacional que viria a transforma-se no atual município de Catende, teve início a 21 de outubro de 1863 com a chegada à região do capitão Levino do Rêgo Barros, que em 1874 realizava a primeira feira no local. Foi este o primeiro passo para consolidação do núcleo, determinando a vinda de novos elementos que ali foram fixando residência. Mais ou menos em 1887, chegou à região a Estrada de Ferro do Sul e Pernambuco, obetendo o capitão Levino, depois da ingentes esforços, fosse a estação ferroviária ali construída. A partir de então o desenvolvimento foi crescente.

Há duas versões quanto ao significado do nome Catende – “Katendi”, do africano ou “Caa tendi”, na linguagem indígena, “caa” mato, “tendi” baboso. “Tendi”, na linguagem indígena ainda pode significar o que resplandece, que reluz, que tem brilho, quanto teria a significação de “mato brilhante”. Segundo alguns entendidos esta é a significação prevalente, considerando-se a beleza poética que envolvia, geralmente, os nomes dos engenhos àquela época. Primitivamente, o engenho Catende chamou-se “Milagre da Conceição”.

Distrito criado com a denominação de Catende, pela lei municipal nº 1, de 29-11-1892, subordinado ao município de Palmares. Elevado à categoria de vila com a denominação de Catende, pela lei estadual nº 991, de 1-VII1909. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Catende figura no município de Palmares.
Elevado à categoria de cidade e sede do município com a denominação de Catende, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado de Palmares.


Dona Graça

Gracina Maria Ramos Braz da Silva mais conhecida como Dona Graça, nascida e criada no Bairro do antigo pavão, desde sua infância começou a trabalhar para ajudar no sustento de sua família, aos 14 anos de idade conseguiu seu primeiro emprego como caixa no supermercado que um dia veio a ser seu.
Empresaria bem sucedida do ramo alimentício, Dona Graça sempre teve um olhar voltado ao assistencialismo, quando Primeira Dama do Município foi uma servidora atuante, visitava o abrigo de idosos, a creche municipal, o PETI e a maternidade diariamente, sempre atendendo as demandas dos cidadãos, em 2012 e 2016 se candidatou para concorrer ao cargo de Prefeita não obtendo o êxito, em 2018 se candidatou a Deputada Estadual sendo Majoritária no Município, em 2020 candidatou-se novamente sendo a Primeira Mulher Eleita Prefeita de Catende.

SERVIÇOS

Disque Denúncia - 181
Polícia Militar - 190
Pronto Socorro - 192
Corpo de Bombeiros - 193
Defesa Civil - 199
Ouvidoria Municipal - 156

Praça Costa Azevedo, Catende, Pernambuco CNPJ: 10.186.138/0001-80 CEP 55400-000 FONE: (81) 3673-1402 Horário de Funcionamento das 7h às 13h de Segunda a Sexta-feira

Print Friendly, PDF & Email